Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA campus Bragança inicia curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental em Icoaraci, em Belém

Aula inaugural do curso ofertado pelo Forma Pará reuniu estudantes, professores e gestores. Primeira turma tem 46 matriculados.

  • Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 14h32
  • Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 14h43
  • Acessos: 1107
imagem sem descrição.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, a aula inaugural do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPA no Distrito de Icoaraci, em Belém.

O curso é uma oferta do Programa Forma Pará e foi viabilizado por um acordo firmado entre o Instituto Federal do Pará (IFPA), através de seu Campus Bragança, o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Belém.

A cerimônia de apresentação do curso foi realizada na Escola Liceu de Artes e Ofício Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, onde serão ministradas as aulas. Na ocasião, estiveram presentes representantes do IFPA, da Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) e da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

O curso do IFPA em Icoaraci tem 46 alunos matriculados e o objetivo de formar profissionais aptos ao gerenciamento ambiental sustentável, promovendo melhoria das condições sociais e econômicas com menos impactos possíveis ao meio ambiente, fortalecendo arranjos produtivos locais.

“Mais de 60% dos alunos que estão matriculados aqui são daqui da região ou de proximidades. Então a gente percebe a importância de levar esse ensino de qualidade a pessoas que gostariam de fazer um curso superior e, principalmente, a alegria de trazer o IFPA para cá para o Distrito de Icoaraci”, explica a professora Luciana Leal Pimentel Oliveira, docente do IFPA campus Bragança e coordenadora do curso em Icoaraci pelo Forma Pará.

Também participaram da aula inaugural os professores Danilo Cunha, diretor-geral do IFPA campus Bragança, Arthur Boscariol, diretor do departamento de Ensino, Silvia Brabo e Roberto Sena, todos do IFPA campus Bragança.

IF por todo o Pará

O Instituto Federal do Pará é uma instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, especializada na oferta de cursos em diferentes modalidades de ensino, que há mais de um século mantém o compromisso de ofertar o ensino gratuito e de qualidade para sociedade. “Somos a instituição de ensino mais capilarizada do nosso Estado”, lembrou ainda Gilvan Soares Borges, coordenador institucional do IFPA no Programa Forma Pará. Ao todo são 18 campi, alcançando mais de 70% do estado do Pará. São 41 cursos técnicos de nível médio, 33 cursos superiores de engenharia, tecnologia, bacharelado e licenciatura, 22 especializações, quatro mestrados e um doutorado.

Além dos cursos institucionalizados e do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em Icoaraci, o IFPA lançou na última quinta-feira (30) o edital para seleção especial para cursos técnicos subsequentes – voltados para quem já concluiu o ensino médio –, também pelo Programa Forma Pará. Este é o primeiro edital do programa para esse nível de ensino e serão ofertadas 1.650 vagas distribuídas pelos municípios de Mocajuba, Parauapebas, Santana do Araguaia e Xinguara, com oportunidades nas modalidades presencial e a distância.

Para saber mais sobre o Processo Seletivo Especial, acesse: https://prosel.ifpa.edu.br/pse-forma-para-2022-tecnico-subsequente

Texto: Ascom IFPA/Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->