Curta-metragem viaja no tempo para contar a história da astronomia. Assista!

Separados por séculos de história, Aristóteles, Ptolomeu, Nicolau Copérnico e Galileu Galilei diálogam em filme realizado por alunos de Física do IFPA campus Bragança. Projeto foi contemplado no edital nº 04/2020 da Pró-Reitoria de Extensão do IFPA.

• Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 20h55
  • Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 21h28
  • Acessos: 1349
Num dia qualquer, Ptolomeu, astrônomo seguidor das ideias de Aristóteles, encontra-se com outro célebre cientista, Nicolau Copérnico, para colocar frente a frente suas ideias e observações sobre nosso universo.

- Aristóteles, sobe aqui!
É Galileu Galilei, o pai da física moderna, quem chama, do alto do mirante de São Benedito, outra célebre figura dos nossos livros de história. O convite a Aristóteles é para observar os astros no céu de Bragança.
O encontro inusitado entre Aristóteles e Galileu, personagens separados por mais de 1800 anos de história, só poderia acontecer no terreno da ficção. Transformado em filme, o diálogo entre o filósofo grego e o astrônomo italiano em terras bragantinas é o ponto alto do projeto "Geocentrismo X Heliocentrismo: A Revolução da Astronomia contada através de uma peça teatral", contemplado no edital nº 04/2020 da Pró-reitoria de Extensão do IFPA.
Originalmente, o projeto previa a encenação de uma peça teatral baseada na história da astronomia com alunos do curso de Física do IFPA campus Bragança. Mas a pandemia de covid-19, o fechamento de escolas e as restrições sanitárias no período fizeram a equipe mudar de ideia.
O diálogo sobre o universo e suas dinâmicas foi transformado em curta-metragem, com uma leve pegada de humor, agora disponível pelo YouTube (assista ao vídeo abaixo). O objetivo é usar o material como ponto de partida para uma discussão sobre a história da astronomia e o método científico com alunos do Ensino Médio.

Além de Galileu e Aristóteles, Ptolomeu, seguidor das ideias do filósofo grego, e Nicolau Copérnico, autor da chamada teoria heliocêntrica, também se encontram - na beira de um igarapé e, depois, num insólito e amistoso jogo de bilhar - para colocar em diálogo suas teorias e percepções do mundo. As cenas foram roteirizadas e gravadas com o celular pelos próprios estudantes de Física do IFPA, com o auxílio do professor Laercio Santos Junior, que coordena - e também atua - no projeto e do professor José Antônio Muniz, responsável pela direção cinematográfica. A edição das imagens foi feita pelo aluno Ruan Brito, do curso de Aquicultura do IFPA, que se juntou ao time quando surgiu a ideia de transformar a peça em filme.
"O projeto seria uma peça teatral, entretanto a pandemia se intensificou no período que o projeto seria executado. Devido a isso o projeto foi modificado para um filme de curta duração", explica o professor Laercio Santos, que dá vida e sotaque paraense à figura de Ptolomeu.
"Em tempos que é necessário valorizar o papel da ciência e daqueles que pesquisam, esse projeto busca valorizar o fazer científico, mostrando a ruptura do pensamento antigo (geocêntrico) sobre o Sistema Solar e a emergência do modelo Heliocêntrico".

Atuaram no filme além de Laercio os alunos Antônio de Társio Pimentel de Alencar, Ítalo José Correa da Silva e Luís Paulo Ribeiro dos Reis. Luís Paulo e Antônio também assinam o roteiro da produção.
O projeto foi contemplado na chamada 04/2020 do edital do ProExtensão, destinado a fortalecer a extensão nas áreas de comunicação, arte, cultura, esportes, direitos humanos, justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho no o Instituto Federal do Pará (IFPA). O edital selecionou 36 projetos e concedeu um total de 144 auxílios, na forma de bolsas, para estudantes de cursos técnicos e de graduação participantes.