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Auxílio Inclusão Digital: comunicado para estudantes que não possuem conta bancária para recebimento

Publicado: Terça, 05 de Maio de 2020, 12h32 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 11h07 | Acessos: 2740
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Alunos do IFPA campus Bragança podem solicitar a concessão do Auxílio Inclusão Digital a partir do dia 5 de maio de 2020. A solicitação deve ser feita pelo Sigaa (sigaa.ifpa.edu.br) até o dia 15 de maio. Será concedido o auxílio aos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social que atendam a um dos seguintes critérios: 

- Ter recebido auxílios da assistência estudantil no ano de 2019 ou ter sido selecionado para o auxílio permanência em 2020*; 

- Possuir inscrição no CadÚnico do Governo Federal.

*Os estudantes que ainda estão aguardando resultado final da seleção ao Auxílio Permanência poderão fazer a inscrição ao auxílio inclusão digital normalmente. Após a seleção, sendo constatada a vulnerabilidade social, poderão ser beneficiados com o auxílio inclusão digital. 

Documentos e links

Comunicado para estudantes que não possuem conta bancária para recebimento do auxílio inclusão digital (atualizado em 01/06/2020)

Cronograma

Acesse o Sigaa (sigaa.ifpa.edu.br)

Resolução n°85/2020 (Resolução sobre o Auxílio Inclusão Digital)

O que é o Auxílio Inclusão Digital?

Perguntas e respostas sobre o auxílio

Veja o passo a passo para a inscrição no Sigaa (abaixo)

Acesse a publicação sobre o Auxílio Inclusão Digital na página da Reitoria do IFPA

Resultado final

A Comissão de Assistência Estudantil do IFPA campus Bragança torna público o resultado dos pedidos de Auxílio Inclusão Digital, com base na resolução nº85/2020 do Conselho Superior (Consup) do IFPA. A lista disponível em PDF apresenta as inscrições DEFERIDAS ou INDEFERIDAS de acordo com os critérios estabelecidos na resolução.
Estudantes contemplados (auxílio deferido) devem enviar até 27/05/2020 os dados bancários (comprovante bancário com nome do estudante, número da agência e número da conta corrente ou poupança) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os estudantes que não possuem conta bancária deverão atender ao cronograma disponiblizado pela comissão no dia 29/05. A abertura de conta é necessária em razão das restrições de atendimento no Banco do Brasil por causa da covid-19, que restringe os pagamentos por CPF.

Resultado final e orientações sobre dados bancários (publicado em 25/05/2020)

Cronograma

5 a 15/05 - Inscrições no Sigaa
19 a 22/05 - Análise das Inscricrições
25/05 - Divulgação do resultado Final
26 e 27/05 - Envio de dados bancários (optativo,não obrigatório)

Passo a passo: veja as etapas para fazer a inscrição no Auxílio Inclusão

Para os alunos contemplados com auxílios no edital 2019 da Assistência Estudantil, a solicitação é simplificada, sem a necessidade de apresentar documentos. Basta seguir a sequência: menu “Auxílios”>“Solicitar auxílio” e escolher entre as opções o Auxílio Inclusão Digital correspondente ao Campus Bragança. 

Os alunos inscritos no edital 2020 da Assistência Estudantil também não precisam anexar documentos.  Basta seguir a sequência: menu “Auxílios”>“Solicitar auxílio” e escolher entre as opções o Auxílio Inclusão Digital correspondente ao Campus Bragança. 

Para os alunos que possuem CadÚnico e não participaram dos editais, é necessário aderir ao Cadastro Único do Sigaa (Menu “Auxílios”> “Aderir ao Cadastro Único”) e, em seguida, solicitar o Auxílio Inclusão Digital (menu “Auxílios”>“Solicitar auxílio”>Auxílio Inclusão Digital Campus Bragança), anexando ao final apenas o comprovante de inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, que poderá ser gerado no link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/index.php

Vale destacar que não há obrigatoriedade do estudante ser o titular do Cadastro Único do Governo Federal, o cadastro pode estar no nome do responsável familiar (no caso dos menores de 18 anos) ou do (a) cônjuge/companheiro (a).

 

O que é o Auxílio Inclusão Digital

O Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou no último dia 28 a resolução n°85/2020, que aprova a concessão de Auxílio Inclusão Digital aos discentes, em caráter emergencial, devido à pandemia causada pela covid-19. O Auxílio visa manter o vínculo acadêmico dos alunos com o Instituto, proporcionando condições de acesso à internet e possibilitando o acesso a comunicações, orientações e capacitações, de forma remota, no período de suspensão do calendário acadêmico e de reposição das aulas. 

O Auxílio Inclusão Digital é voltado para estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados no ano de 2020, em cursos técnicos ou superiores do IFPA. O recurso deve ser utilizado para adquirir chip de celulares e/ou pacote de dados para acesso à internet. Os alunos interessados devem realizar inscrição no SIGAA até o dia 15 de maio e, após a concessão do Auxílio, será obrigatória a prestação de contas.

Leia as informações completas sobre o auxílio na Resolução n°85/2020 aqui

Perguntas e respostas sobre o auxílio

Qual a finalidade do auxílio?

O auxílio inclusão digital tem por finalidade proporcionar aos estudantes condições de acesso à internet para manutenção da vinculação acadêmica, possibilitando o acesso a comunicações, orientações e capacitações, de forma remota, no período de suspensão do calendário acadêmico devido o estado de calamidade pública decorrente da covid-19, assim como no período de reposição das aulas. 

A quem se destina o auxílio?

Poderão ser contemplados com o auxílio inclusão digital os estudantes regularmente matriculados no ano de 2020, nos cursos técnicos ou superiores do IFPA, que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade social. 

Para que pode ser usado o auxílio?

O auxílio pode ser utilizado para a compra de chip de celular e/ou pacote de dados para acesso à internet. O objetivo é garantir que os alunos possam acompanhar as publicações, orientações e capacitações de forma remota, enquanto durar o período de isolamento social.

É preciso prestar conta da utilização do recurso? 

Sim, o estudante deverá realizar a prestação de contas ao setor de Assistência Estudantil do campus, no prazo de até 15 (quinze) dias úteis a contar do retorno das aulas presenciais. Outras informações sobre a prestação de conta podem ser consultadas na resolução 85/2020.

Qual o valor do auxílio? 

O valor do auxílio é único para todo o IFPA, a parcela mensal é de R$ 60,00 (sessenta reais). Para evitar a ida à instituição bancária, serão pagas três parcelas de uma única vez, totalizando R$ 180,00 (cento e oitenta reais).  

 

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