Campus Bragança faz levantamento de demanda por kits com gêneros alimentícios entre alunos do Ensino Básico

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 14h59 | Última atualização em Quinta, 21 de Maio de 2020, 09h54 | Acessos: 1801

Ação culminará com a distribuição de kits com alimento adquirido com recursos do PNAE a estudantes em situação de vulnerabilidade

O IFPA campus Bragança prepara uma ação de apoio aos estudantes do Ensino Básico em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia da Covid-19. A partir desta terça-feira (28), os alunos dos cursos integrados e subsequentes deverão preencher um questionário sobre alimentação escolar, disponível abaixo. A pesquisa, primeira etapa do processo, ajudará o IFPA a identificar os estudantes que precisam receber os kits e a otimizar a aquisição dos itens.
Os kits com gêneros alimentícios serão montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa observa a lei nº 13.987/2020, que altera a distribuição da alimentação escolar aos atendidos pelo PNAE de forma excepcional durante o período de suspensão das aulas, autorizando a distribuição do alimento em vez das refeições.
Para garantir que os alunos mais vulneráveis sejam melhor atendidos, o IFPA lançou uma campanha de sensibilização em que os estudantes que não precisem receber o kit possam sinalizar esta escolha, dando condições para a compra de mais alimento para os que mais precisam. Basta sinalizar no formulário a opção.

Para informações sobre as outras ações do IFPA durante a pandemia da Covid-19, acesse ifpa.edu.br/coronavirus.

ACESSAR O QUESTIONÁRIO
(O questionário também está disponível em cópias impressas na portaria do campus)

Lista final de solicitações recebidas (Atualizada dia 8/5/2020 às 18h06)
Lista preliminar de solicitações recebidas (Atualizada dia 4/5/2020 às 16h29)

TIRE SUAS DÚVIDAS

Quem tem direito?
Apenas alunos regularmente matriculados nos cursos da Educação Básica (Ensino Médio Técnico Integrado e Técnico Subsequente) têm direito a receber o kit.

Sou aluno do curso de graduação, posso receber?
Não. A distribuição dos kits visa a garantir o cumprimento da lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que “Altera a lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos estudantes das escolas públicas de educação básica”. Logo, os recursos desse programa são destinados apenas aos alunos da Educação Básica, que no caso do IFPA campus Bragança, são matriculados nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ou Técnico Subsequente.

Qual o período de cadastro?
O período de cadastro é de 28/04/2020 a 04/05/2020.

Como faço meu cadastro?
Basta preencher o formulário digital disponível acima Uma versão impressa do formulário está disponível na portaria do IFPA campus Bragança para estudantes que não têm acesso à internet.

Como serão elaborados os kits?
Os kits serão elaborados pela nutricionista do IFPA campus Bragança levando em consideração o cardápio dentro das recomendações nutricionais do PNAE.

O que tenho direito a receber?
Com o objetivo de minimizar os impactos sociais da pandemia na segurança alimentar dos alunos da Educação Básica e contribuir com as demais políticas sociais de enfrentamento desse período, o IFPA campus Bragança destinará 1 (um) kit por aluno.

Como irei receber o kit?
Será divulgado um cronograma de retirada do kit no IFPA campus Bragança, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e as medidas necessárias para evitar aglomerações.

Quando irei receber o kit?
Você será informado na página braganca.ifpa.edu.br sobre as datas e as orientações sobre a entrega do kit.

Quais as etapas desse processo?
A montagem dos kits com alimento seguirá as seguintes etapas: Planejamento (a partir das respostas dos questionários) > Elaboração do termo de referência > Pesquisa de preço > Dotação orçamentaria > Registro da dispensa > Empenho >Análise da Procuradoria > Envio de notas de empenhos às empresas> Entrega do material.

28/04 a 04/05/2020 - Manifestação de interesse (cadastro on-line ou presencial)
PRORROGADO: 28/04 a 06/05/2020 - Manifestação de interesse (cadastro on-line ou presencial)
Em breve - Divulgação dos contemplados
Em breve - Distribuição dos kits