Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

IFPA convida estudantes e produtores para discutir a certificação de produtos orgânicos

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 16h31 | Última atualização em Quinta, 21 de Maio de 2020, 10h03 | Acessos: 454

“Certificação orgânica: perspectiva e potencialidade em Bragança” é o tema do evento que reúne profissionais, estudantes e representantes do Ministério da Agricultura no IFPA

imagem sem descrição.

A certificação orgânica, que atesta a origem e a qualidade dos produtos livres de resíduos químicos e biológicos, é o tema central de um evento organizado pelos alunos de Agroecologia 2018 no IFPA campus Bragança na próxima semana. A proposta é discutir o processo de certificação da produção orgânica, seus benefícios para os produtores e as etapas para se obter o selo. 

Mais do que atestar a qualidade dos alimentos, a certificação orgânica garante ao consumidor a origem do produto e seu processo de plantio e colheita livres de produtos químicos e resíduos de agentes biológicos. A certificação agrega valor à produção e permite a comercialização com o selo orgânico. 

Dados coletados pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) indicam que em 2018 o mercado  de orgânicos movimentou R$ 4 bilhões no Brasil, um crescimento de 20% em relação a 2017. O mesmo levantamento indicava a existência de 17,7 mil produtores certificados no País, um número que cresce em ritmo acelerado, acompanhando o aumento do interesse dos consumidores por produtos orgânicos.

 A programação no IFPA em Bragança será dividida em dois momentos. Na segunda-feira (16), o encontro começa com um panorama da produção agroecológica e orgânica de Bragança, conduzida por Livia Santos, profissional graduada em Agroecologia no IFPA e mestranda em Agriculturas Familiares de Desenvolvimento Sustentável pela UFPA.

Em seguida, a conversa será sobre o processo de certificação orgânica, com Rubens Velasco e Kepler Braum, fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Na terça (17), a programação segue com a visita a produtores rurais da região, com oficinas de produção de insumos agrícolas de base agroecológica. À tarde, o evento será encerrado com uma roda de conversa sobre agroecologia, produção orgânica e certificação. 

O evento sobre certificação orgânica proposto pelos alunos da Agroecologia 2018 conta com o apoio das coordenações dos cursos de Agroecologia e Agropecuária e é orientado pela professora Socorro Peixoto. A programação é aberta ao público e oferecerá certificado de participação, com carga horária de 12 horas. Para participar, basta fazer a inscrição por e-mail (agroeco.if18@gmail.com) até 15 de março (domingo). 

Clique no folder para baixar.

 

“Certificação orgânica: perspectiva e potencialidade em Bragança” 
Dias 16 e 17 de março
Auditório do IFPA campus Bragança

registrado em:
Fim do conteúdo da página