Alunos participam de rodas de conversa sobre questões de gênero

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 15h59 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 19h02 | Acessos: 414

A roda de conversa "Elas e eles: sincronizando os mundos", promovida pelo Grupo Vozes na manhã de quarta-feira (11), reuniu estudantes e professores para debater questões de gênero no IFPA campus Bragança. Alunos dos três turnos participaram das rodas de conversa, conduzidas pelos psicólogos
Ana Claudia Castro e Joaquim Rocha (UFPA) e pelos professores Emerson Campos (IFPA) e Edileusa Pena (GMB), na quadra de esportes do IFPA.

“A principal temática de discussão foram as questões de gênero, de novas masculinidades, de como o homem é formado dentro de uma sociedade marcada pelo machismo e pelo preconceito”, explica Mauricio Ribeiro, um dos organizadores do evento e membro do Grupo Vozes, criado para desenvolver um trabalho de prevenção ao assédio junto a servidores e alunos. Na dinâmica, os estudantes puderam debater alguns conceitos, pré-conceitos, ouvir os colegas, relatar e trocar experiências que possam contribuir para um ambiente de respeito às mulheres. A programação faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

“A gente propõe as rodas de conversa como uma forma de discussão, de debate. Para que a comunidade, os estudantes, não apenas ouçam, mas também possam dialogar com os convidados. Propomos esse modelo para incentivar a participação, o diálogo, o debate, para que os alunos também sejam protagonistas daquele momento”, diz Maurício Ribeiro.