Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

IFPA campus Bragança oferta 40 vagas para Licenciatura em Geografia em 2020

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 14h03 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 17h28 | Acessos: 2054

Novo curso presencial de formação de professores terá ingresso via Sisu. Aulas começam em fevereiro. 

imagem sem descrição.


O IFPA campus Bragança ofertará 40 vagas para o curso de Licenciatura em Geografia em 2020. O novo curso, na modalidade presencial no turno da noite, é voltado para a formação inicial de professores para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio. 

O IFPA já havia ofertado a Licenciatura em Geografia na região pelo Parfor, com quatro turmas formadas, uma delas em Bragança. A reoferta na modalidade presencial ocorre após a aprovação da atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) pelo Conselho Superior do IFPA, em outubro. 

A reoferta amplia o número de vagas para cursos superiores no Campus Bragança,   atendendo uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, o documento que orienta a atuação do instituto. A reoferta do curso de Licenciatura em Geografia em Bragança também responde a uma demanda da comunidade bragantina, manifestada durante a audiência pública para a discussão sobre novos cursos realizada no dia 23 de maio de 2018 na Câmara Municipal. 

Dados do Plano Decenal de Formação Docente do Estado do Pará, editado em 2009 pela Secretaria de Estado de Educação, apontam que na região de abrangência da 1ª Unidade Regional de Educação (URE), onde está o município de Bragança, 660 professores atuavam em disciplinas diferentes da sua formação inicial. É o caso de professores de história ou de outras áreas que precisam lecionar os conteúdos de geografia. O mesmo levantamento apontou a existência de 1634 profissionais não graduados atuando em sala de aula e apenas 336 licenciados atuando na disciplina de sua formação inicial. 

“O curso foi pensado para suprir essa demanda da formação de professores de geografia na região de abrangência do IFPA campus Bragança, que inclui 18 municípios”, explica a professora de geografia Gabriela Laurito Boer, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que coordenou a atualização do PPC de Geografia. “A matriz curricular deste curso consegue englobar a parte específica da geografia, que é sempre uma interface da relação homem-natureza, enriquecida com o conhecimento dos professores do campus na parte interdisciplinar, e a parte pedagógica, de formação docente.”

Informações

Ao iniciar as atividades, em 2020, o curso de Licenciatura em Geografia do Campus Bragança contará com um corpo docente formado por 25 professores mestres e doutores. Quatro deles são da área específica da geografia, dois mestres e dois doutores.

O curso cumprirá a carga horária de 3.350 horas (4 anos), com a primeira turma ofertada no turno da noite. Para concorrer às vagas, basta ter feito o Enem em 2019 e fazer a opção pelo curso no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). 

Para a turma 2020, 50% das vagas são reservadas pelo sistema de cotas (lei nº12.711/12). A oferta de vagas também prevê uma ação afirmativa com a reserva de 12 vagas para candidatos residentes nos municípios da microrregião bragantina: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Capanema, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Santa Maria do Pará, Santarém Novo, São Francisco do Pará e Tracuateua.

Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail geografia.braganca@ifpa.edu.br. Para acessar informações sobre os cursos ofertados no IFPA campus Bragança acesse braganca.ifpa.edu.br/cursos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página