Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pescadores da Vila do Bonifácio concluem curso de formação de aquaviários

Novos pescadores profissionais estão habilitados para tripular e conduzir pequenas embarcações; cerimônia de formatura no IFPA campus Bragança foi prestigiada por autoridades

  • Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 15h49
  • Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 10h58
  • Acessos: 1183
imagem sem descrição.

Trinta e sete pescadores da Vila do Bonifácio, em Ajuruteua, receberam nesta sexta (18), no auditório do IFPA campus Bragança, suas carteiras de habilitação e certificados de conclusão do curso de formação de aquaviários.

O curso é ofertado em Bragança (PA) por meio de um termo de cooperação técnica celebrado entre a Marinha do Brasil e o Instituto Federal do Pará (IFPA). A Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca da Prefeitura de Bragança, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, a UFPA e o Senai também atuam como parceiros da iniciativa, conduzida no IFPA pelos servidores que integram o NEPmar, o Núcleo de Ensino Profissional Marítimo.

 

Desde 2020, os cursos de formação de aquaviários já habilitaram mais de 400 profissionais na região, ampliando as possibilidades de inserção profissional no setor e contribuindo com a segurança da navegação.

“O curso de aquaviário atende à necessidade de formação dos pescadores da região bragantina, possibilitando a eles a emissão da carteira de marítimo, aumentando as possibilidades de emprego e legalizando sua atuação profissional”, diz o professor Danilo Cunha, diretor-geral do IFPA campus Bragança.

 

Entre os novos pescadores profissionais certificados está Alcilene Pinheiro de Sousa, da Vila do Bonifácio, aluna destaque do  III Curso de Formação de Aquaviários do Grupo 3 - Pescador Profissional (FCAQ-III C/M Nível 1). Numa turma formada majoritariamente por homens, Alcilene conseguiu se destacar pelo empenho com que desenvolveu as tarefas propostas durante a formação. O destaque foi lembrado durante a cerimônia de formatura da turma.

 
Alcilene Pinheiro de Sousa

No curso de aquaviário, além de instruções sobre navegação e sobre uso e manutenção de máquinas e motores, os pescadores desenvolvem habilidades necessárias para a segurança da navegação, aprendendo técnicas de salvatagem, primeiros socorros, combate a incêndios a bordo e segurança do trabalho. “O curso proporciona o contato com uma série de habilidades necessárias para a segurança da navegação”, explica Willian Sfrendrech, técnico em pesca do IFPA campus Bragança que atuou durante a formação da turma de pescadores profissionais da Vila do Bonifácio.

Uma parte do treinamento foi realizado com atividades práticas no ambiente onde já estão inseridos os pescadores, nos rios da região e no Portinho do Bonifácio. As aulas de salvatagem, por exemplo, foram realizadas na região do estuário do Rio Caeté, entre os dias 7 e 18 de março.

Coordenado pelo professor Francisco José Santos, do Núcleo de Ensino Profissional Marítimo (NEPmar) do IFPA campus Bragança, o curso de aquaviários teve a participação de um grupo de servidores docentes e técnicos do IFPA. Entre eles, a professora Ingrid Cunha (coordenadora do curso de Aquicultura), o professor Edinaldo Ferreira (coordenador do curso de Pesca), os professores Josinaldo Reis, José Muniz e Eduarda Garcia, o motorista Valdir Luz e o enfermeiro do IFPA Thomas Oliveira.

Participaram da entrega dos certificados o prefeito Raimundo Nonato de Oliveira, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Mário Júnior, o vereador Fernando Julife, presidente da Câmara dos Vereadores de Bragança, o professor Danilo Gardunho, secretário de Aquicultura e Pesca, Eliena Ramalho, secretária de Trabalho e Promoção Social e o professor Rui Teixeira, diretor do Senai Bragança. Também estiverem presentes à cerimônia de formatura os sargentos Graciel, Leno e Renan, representando o comandante do 24º Grupamento de Bombeiros Militares, major Dinaldo Santos Palheta.

“Parcerias como essa formadas com o IFPA fazem com que as ações de formação de aquaviário possam ocorrer de forma mais rápida. Estas parcerias formadas para solucionar os gargalos tanto na pesca quanto na aquicultura têm tido muito êxito pela dedicação das instituições que fazem parte dela, como o IFPA, o Corpo de Bombeiros, o Senai e a UFPA”, diz Danilo Gardunho.

A formatura da nova turma de pescadores profissionais da Vila do Bonifácio foi realizada no auditório do IFPA campus Bragança, mantendo os protocolos de segurança sanitários contra a covid-19.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->