Música no Campus apresenta edição especial na Semana da Mulher

Musicistas convidadas compartilham experiências sobre trabalho e pesquisa em música com alunos do IFPA campus Bragança

• Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 12h05
  • Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 10h50

O projeto Música no Campus, do Núcleo de Arte e Cultura do IFPA campus Bragança, retoma suas atividades em 2022 com uma programação especial dedicada às mulheres que vivem a música.

O especial será dividido em dois programas, nos dias 8 e 9 de março, às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do IFPA campus Bragança.

As convidadas são a jovem e premiada violonista Amanda Carpenedo, professora de violão e teoria musical, e a professora e violinista búlgara Maria Grigorova Georgieva, professora do curso de música da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que participa do Música no Campus direto de Manaus (AM).

O Música no Campus é um projeto  de extensão que promove o encontro entre artistas e estudantes no IFPA campus Bragança. Criado em 2019, o Música no Campus realizou uma série de encontros presenciais e teve como convidados importantes nomes da música popular paraense, como Toni Soares, Almirzinho Gabriel e Salomão Habib. Também passaram pelo Música no Campus artistas de outros estados, como o pianista João Gustavo Kienen, percussionista Ygor Saunier, o violonista Robert Ruan e a violinista Andreza Siqueira, além de pesquisadores e musicistas destacados e com ligações com a música amazônica.

Em 2020 e 2021, em decorrência das restrições causadas pela pandemia de covid-19, o Música no Campus passou a ser realizado de forma virtual, possibilitando a participação de convidados de vários lugares do mundo.

A edição especial da Semana da Mulher marca o encerramento do ciclo virtual de atividades do Música no Campus, que retomará em 2022 suas atividades presenciais em Bragança (PA).

Veja a programação da Semana da Mulher:
Música no Campus #9 convida Amanda Carpenedo
Dia 9 de março, quarta-feira, às 18 horas

Música no Campus #10 convida Maria Grigorova Georgieva
Dia 10 de março, quinta-feira, às 18 horas

Acompanhe as transmissões do Música no Campus ao vivo pelo link facebook.com/ifpa.braganca/live.

Sobre as convidadas:
Amanda Carpenedo
é mestre em Performance pela Universidade de Aveiro, Portugal. Sua pesquisa tem como foco a elaboração de arranjos para violão solo utilizando recursos percussivos. Possui os títulos de Licenciada e Bacharela em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo recebido o diploma de láurea acadêmica em ambas graduações. Participou de grupos de câmara como o trio "Damas do violão" e "Camerata Violões de Porto". Foi  ganhadora do I Concurso de violão Fábio Lima. Atualmente desenvolve trabalhos com violão solo, atua como violonista convidada na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, é professora de violão e colunista no portal Violão e Ponto e elabora material para violão no site que leva seu nome.

Maria Grigorova Georgieva obteve sua formação musical na Bulgária, no Colégio de Música Plovdiv e na Academia Nacional de Música Pancho Vladiguerov, em Sofia. É mestra em violino pela Academia Nacional de Música, também em Sofia. É doutora em  música, na área de prática interpretativa pela UFRGS. Autora da obra "O mestre Didico", em parceria com Barroncas. Atua como violinista de orquestra sinfônica e intérprete de música de câmara e música popular brasileira. Atua como professora no Curso de Música da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde ministra as disciplinas Prática instrumental em violino, Prática de Conjunto e Harmonia. É ganhadora da Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes, categoria Artes.