Alunos de pesca conhecem fábrica de beneficiamento de pescado na região de Bragança

Grupo foi recebido por egressos do IFPA que trabalham em linha de produção de uma das principais exportadoras de pescado da região

• Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 13h42
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 18h09

Estudantes do curso técnico em Pesca subsequente, turma 2021, puderam conhecer de perto o funcionamento de uma fábrica de beneficiamento e exportação de pescado in natura na região de Bragança, no dia 24 de fevereiro.

A atividade, proposta pelos professores do curso, aproxima os estudantes da prática e do dia a dia da profissão do técnico em pesca, dentro de um segmento responsável pela geração de milhares de oportunidades de trabalho na região bragantina.

Liderados pelo professor José Antônio Muniz, os alunos puderam conhecer as etapas de produção da empresa, desde a recepção do pescado trazido pelas embarcações pesqueiras, passando pelo salão de beneficiamento, onde são realizadas as etapas de seleção, limpeza, filetagem e cortes, passando pelo túnel de resfriamento até a etapa final, de embalagem e acondicionamento em câmaras frias.

As cargas de pescado produzido em Bragança embarcam em contêineres e caminhões refrigerados para a Europa, Estados Unidos e outros estados do Brasil.
A empresa GPesca, na comunidade do Bacuriteua, desenvolve atividades relacionadas à captura e beneficiamento e comercialização de pescado no município de Bragança desde 2002. E mantém, em seus quadros, técnicos egressos do IFPA campus Bragança.

Entre eles estão os ex-alunos do IFPA Wladimir Borges e Luana do Socorro, que atuam nos setores de controle de qualidade e embalagem da empresa. Os dois participaram da acolhida da turma de Pesca do IFPA.

A recepção aos estudantes foi feita pelo engenheiro de produção Givaldo de Paula Silva Filho, pós-graduando em Engenharia da Qualidade e Produtividade, responsável há cerca de 3 anos pelo controle de qualidade do pescado exportado pela empresa bragantina

Givaldo explica que a empresa é responsável pelo beneficiamento e exportação de pescado para diversos mercados, nacionais e internacionais, e adota rígidos padrões de qualidade em todas as etapas de produção.

Participaram da visita os professores Edinaldo Ferreira, coordenador do curso de Pesca do IFPA, e o professor Josinal Reis, o Tio Bill, coordenador de Estágio do IFPA campus Bragança, que articula uma parceria permanente para o ingresso estagiários dos cursos de pesca e aquicultura na empresa nos próximos anos.

Quer saber mais? Assista aqui o vídeo da visita dos estudantes.

Fotos e vídeos: Josinaldo Reis (Tio Bill)