Alunos de pesca do IFPA campus Bragança têm aula sobre carpintaria naval em visita a estaleiro no Bacuriteua

Mestre Mário dos Remédios recebeu estudantes em seu local de trabalho para falar sobre a construção de embarcações para a pesca artesanal

• Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 15h44
  • Última atualização em Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 15h58

Os alunos do 1º ano do curso técnico em Pesca Integrado do IFPA campus Bragança participaram de uma atividade de campo diferente no último dia 26 de novembro: eles visitaram o estaleiro e puderem conhecer e conversar com um dos mestres da carpintaria naval da região bragantina, o mestre Mário dos Remédios.

O estaleiro localizado na comunidade do Bacuriteua, maretório da reserva extrativista marinha Caeté-Taperaçu, hoje é administrado pelo filho do mestre Mário dos Remédios, reconhecido como um dos maiores carpinteiros navais do Pará. O empreendimento familiar preserva o saber-fazer de gerações da carpintaria naval.

Junto da esposa, dona Raimunda, e do neto Max, mestre Mário dos Remédios compartilhou com os estudantes do IFPA um pouco dos conhecimentos sobre a fabricação de embarcações para a pesca.

A turma de Pesca do IFPA campus Bragança estava acompanhada pelos professores Edinaldo Ferreira, Fernando Lobato e Josinaldo Reis, que propuseram a atividade integrada.

"Depois de conhecer um pouco das origens e os processos de construção das embarcações comumente usadas na pesca artesanal do estado, os estudantes puderam adentrar em um trecho da maior faixa contínua de manguezal do mundo, nos manguezais da resex marinha Caeté-Taperaçu", diz o professor Josinaldo Reis, o Tio Bill.

Sob a sombra de grandes árvores de mangue vermelho (Rhizophora mangle), os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre a importância do ecossistema para a perenidade da vida marinha e das populações tradicionais que dependem da riqueza biológica do ambiente estuarino para a reprodução dos seus modos de vida.