Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Experiências do Brasil Rural valida rota turística Amazônia Atlântica com visita à Fazenda Bacuri

IFPA campus Bragança é parceiro do projeto, que integra empreendimentos locais da região de Bragança e Augusto Corrêa

  • Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 12h05
  • Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 18h09
  • Acessos: 1043
imagem sem descrição.

O IFPA campus Bragança participou da atividade de validação da rota “Amazônia Atlântica” pelo projeto Experiências do Brasil Rural, do Ministério do Turismo.

Na quinta-feira (25), técnicos do Ministério do Turismo e da Universidade Federal Fluminense (UFF) visitaram a Fazenda Bacuri, em Augusto Corrêa, um dos empreendimentos da rota, para avaliar e verificar a viabilidade da experiência turística no local.

Reconhecida como a primeira agroindústria artesanal com produtos 100% orgânicos do Pará, com selos e certificações internacionais de qualidade de seus produtos, a Fazenda Bacuri desponta também como pólo de recepção de turistas, oferecendo uma experiência rica de contato com a floresta e com o manejo sustentável de frutas da biodiversidade da Amazônia.

  

Os técnicos do Ministério do Turismo puderam conhecer de perto a trilha do Bacuri, que inclui experiências dentro da floresta, e pela visita à área produtiva da Fazenda Bacuri, onde são fabricados as geleias, licores e compotas da marca Osaqui, nome do fundador da Fazenda Bacuri. O bacuri, aliás, é o carro chefe do negócio, que também produz doces de cupuaçu, genipapo, açaí e buriti, entre outros sabores regionais.

Hortência Osaqui, que administra o empreendimento e a Rota Amazônia Atlântica, guiou os visitantes pela Trilha do Bacuri e apresentou também o “Banho de Floresta”, o fungário, e uma experiência com a produção de abelhas, mel e própolis dentro de espaço da fazenda. O passeio foi encerrado com o plantio das mudas de espécies nativas, produzidas no EcoEspaço do IFPA campus Bragança. 

 

Parceiro da Fazenda Bacuri, o IFPA cedeu 20 mudas de espécies como o bacupari, abricó de macaco, mogno brasileiro, cupuaçu e abil para celebrar a validação da “Rota Amazônia Atlântica”. Plantadas na entrada da fazenda, as mudas terão seu crescimento monitorado que poderá ser acompanhado à distância, como parte da experiência imersiva oferecida aos visitantes. 

Os professores Aldo Souza e Roberto Senna, do IFPA campus Bragança, participaram da atividade, que também foi prestigiada por representantes do Sebrae-Pará e da Secretaria de Estado de Turismo. 

 

Conheça a Rota Amazônia Atlântica e a Fazenda Bacuri em www.fazendabacuri.com.br

 



 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->