Ciência é praia das meninas: Visita ao IFPA campus Bragança aguça a curiosidade das meninas da Vila do Bonifácio

• Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 21h50
  • Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 06h51

As meninas do projeto de pesquisa e extensão "Ciência é Praia das Meninas" fizeram uma visita ao IFPA campus Bragança para conhecer os espaços de atividades do campus, nesta terça-feira (5).

A visita, guiada pelos alunos bolsistas do projeto, aguçou a curiosidade das jovens, que têm entre 11 e 16 anos e são moradoras da Vila do Bonifácio, em Ajuruteua. Elas puderam conhecer de perto os laboratórios, o Quintal Agroecológico do IFPA e as salas de aula, além de conhecer um pouco sobre as pesquisas desenvolvidas na região.

O professor Cleidson Gomes, coordenador do projeto, explica que o objetivo é justamente aproximar as meninas da ciência, e desmistificar essa relação. A visita ao campus ocorre após uma série de atividades realizadas na própria comunidade, em que elas tiveram contato com diferentes assuntos, desde a biologia marinha até noções de educação ambiental.

"Estamos seguindo para as etapas finais do projeto. E a gente já escuta elas falando do interesse em vir pro IFPA, de ser professora, pesquisadora. Despertar esse interesse, essa vontade, é o objetivo", diz Cleidson.

O "Ciência é Praia das Meninas" é um projeto de extensão contemplado na chamada institucional #MeninasNaCiência (edital 01/2021 da PROPPG/IFPA), desenvolvido por estudantes do IFPA campus Bragança vinculadas ao Laboratório e Coleção Didática de Zoologia (LCDZool). As atividades são organizadas e coordenadas pelos próprios alunos e pelo estagiário do laboratório.

O projeto leva para as comunidades pesqueiras da região atividades para estimular a participação de meninas na pesquisa e no fazer científico. As ações contam com uma rede de colaboradores do município. Para conhecer mais atividades do IFPA campus Bragança, acesse braganca.ifpa.edu.br