IFPA e Prefeitura debatem oferta de vagas de estágio em Bragança

Reunião entre secretários municipais e professores alinha proposta de criação de convênio para estágios em órgãos públicos municipais

• Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 09h20
  • Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 17h55

Representantes do IFPA campus Bragança e da Prefeitura Municipal de Bragança se reuniram, na sexta-feira (17), para discutir a formalização de um convênio de estágio entre o Instituto e as secretarias municipais.
O objetivo é fortalecer a parceria entre o Instituto Federal e a Prefeitura de Bragança, permitindo que os estudantes em formação técnica ou tecnológica possam adquirir experiência profissional em estágios supervisionados nas secretarias e contribuir com os serviços prestados por esses órgãos.
A proposta do convênio foi apresentada pelo diretor geral em exercício do IFPA campus Bragança, professor Maurício Quadros, e pelo coordenador do Setor de Estágios do IFPA, professor Josinaldo Reis, em reunião com a participação de três secretários municipais e representantes de outras três secretarias.
“A parceria entre IFPA e prefeitura já existe há muitos anos, mas de forma pontual, individualizada. Vários de nossos alunos já fizeram estágio nas secretarias. O nosso objetivo é estabelecer um fluxo permanente, por meio de um convênio”, explica Maurício Quadros.
“Os nossos cursos são práticos, exigem o estágio como parte do processo formativo. É uma via de mão dupla, onde a prefeitura sinaliza suas demandas e nós encaminhamos os estudantes com o perfil adequado, que possam contribuir”, explica Josinaldo Reis, o Tio Bill, responsável pelo setor de Estágios.
Em fase de elaboração, a minuta do projeto de parceria para a realização de estágios será encaminhada à prefeitura no dia 27 de setembro. Uma das deliberações da reunião foi a de construir a proposta de convênio com base nas demandas sinalizadas pelas secretarias, de acordo com o perfil dos cursos do IFPA em Bragança. A oferta de novos cursos, como o técnico em Guia de Turismo e Informática, também abre outras possibilidades de estágio.
Lauro Cordeiro, secretário de Meio Ambiente de Bragança, afirmou que a proposta apenas consolida uma parceria que já existe. “Nós sempre recebemos alunos para atuar nos projetos da secretaria como estagiários, eles nos ajudam a fazer os levantamentos, a aprimorar nossos serviços”.

O secretário Danilo Gardunho, de Pesca e Aquicultura, destacou que a parceria com o IFPA tem sido uma constante, para além das vagas de estágio: pela oferta de cursos de formação inicial e continuada, nos cursos para formação de pescadores profissionais em parceria com a Marinha, ou nas parcerias em projetos de desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca. “Desde 2018 nós temos recebido estagiários do IFPA e eles têm contribuído com o trabalho da secretaria. Não só alunos da pesca e da aquicultura, mas de edificações, de desenvolvimento de sistemas, de gestão podem nos auxiliar”, explica o secretário Danilo Gardunho.
Também participaram da reunião o secretário Afonso Milhomem, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, Rosivan Pereira, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Aquicultura, Victor Gomes, representante da Secretaria de Agricultura, e Ana Paula Rebelo, representante da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura e Desportos de Bragança.