Projeto de observação astronômica visita praça de Bragança e atrai olhares curiosos

Contemplado no edital do ProExtensão, o projeto “Itinerários Formativos de Astronomia e a Inclusão Social” montou dois telescópios na Estação Cultural Armando Bordallo, na última sexta-feira (10), para divulgar ações em escolas da região

• Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 09h13
  • Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 15h22

Bastou que o primeiro telescópio fosse posicionado no centro da Estação Cultural Armando Bordallo, em Bragança, para que uma roda de curiosos se formasse em volta: todos queriam saber o que faziam ali aqueles estudantes do IFPA com seus equipamentos de observação apontados para o céu cheio de estrelas.

Posicionada no centro da cidade, a Estação Cultural Armando Bordallo (também conhecida como Praça de Eventos) é um local propício para a observação astronômica, por ser um amplo espaço aberto, sem construções altas em volta e com pouca interferência de luminosidade artificial. A praça, no lugar onde ficava a antiga estação de trem de Bragança, foi o espaço escolhido para mais uma ação do projeto do IFPA que leva a astronomia para escolas e espaços públicos da cidade.

O professor de física Fábio Moura, que coordena o projeto, diz que despertar a curiosidade é o primeiro passo para gerar envolvimento com a ciência: “Muitas dessas pessoas nunca tiveram a oportunidade de observar os astros de perto, de usar um telescópio, de olhar a lua e suas crateras”, diz Fábio.

Com o céu limpo, foi possível ver bem mais: pelos telescópios do projeto do IFPA, dava pra ver de perto Vênus, Júpiter e suas famosas luas, e Saturno flutuando com seus anéis. Um prato cheio para quem estava a passeio na praça e foi surpreendido pela ação do projeto.

O “Itinerários Formativos de Astronomia e a Inclusão Social” foi um dos projetos do IFPA campus Bragança contemplado no edital 2021 do ProExtensão, da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Pará.

O projeto é desenvolvido por alunos e professores de Física do IFPA campus Bragança leva equipamentos de observação astronômica para escolas e bairros de Bragança. Já foram realizadas atividades na Escola Municipal Jorge Ramos, no bairro Perpétuo Socorro, no bairro Taíra e na Praça do Maricotinha, no Cereja, além da Vila do Bonifácio.

Para saber mais, acesse a página do projeto no Instagram, em instagram.com/desvendandoceu.