Artigos produzidos no Campus Bragança são publicados em revistas científicas

• Publicado: Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 11h31
  • Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 17h35

Três artigos científicos produzidos por alunos e professores do curso de Física do IFPA campus Bragança foram publicados em revistas científicas na área de ensino de ciências em dezembro.

Na revista Experiências em Ensino de Ciências (Qualis B1), os alunos Paulo Henrique Tovani Heldt e Darlan Holanda Cardoso, orientados pelo professor Sebastião Rodrigues-Moura (IFPA campus Parauapebas), publicaram o artigo “Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: atividades sobre eletrização por atrito para incentivar a alfabetização científica e técnica”.

O trabalho apresenta os resultados de uma experiência de incentivo à alfabetização científica e técnica de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada na realização de atividades experimentais contextualizadas de eletricidade estática, em uma abordagem qualitativa e construtivista.

Na revista Research, Society and Development (Qualis B2), foram publicados dois artigos. O primeiro, “O Ensino de Física por Investigação: A socioconstrução do conhecimento para medir a aceleração gravitacional”, foi produzido pelos professores Fábio Andrade de Moura (IFPA campus Bragança) e Rubens Silva (UFPA). O trabalho busca demonstrar o planejamento da Sequência de Ensino Investigativo (SEI) aplicada no IFPA com a metodologia de ensino através de aulas experimentais.

Já o artigo “O Ensino de Física Moderna baseado no filme Interestelar: Abordagem didática para a aprendizagem significativa”, de autoria do professor Fábio Moura e do discente Pedro Oliveira Vianna, aborda o ensino de Física Moderna em escolas estaduais da cidade de Bragança a partir da apresentação de conceitos fundamentais de maneira simples e contextualizada com o apoio do filme “Interestelar” (2014).

“Essas publicações são importantes para o curso por reconhecer a qualidade das pesquisas realizadas no IFPA campus Bragança envolvendo professores e alunos”, diz o professor Fábio Moura.

Acesse os artigos