Projeto de extensão promove a observação astronômica em bairros de Bragança

Contemplado no edital do ProExtensão, o projeto “Itinerários Formativos de Astronomia e a Inclusão Social” monta telescópio na rua e desperta a curiosidade para a astronomia entre crianças e adultos

• Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 17h18
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 19h26
Projeto de extensão do IFPA campus Bragança leva telescópio a comunidades e desperta curiosidade de crianças e adultos. Atividades foram realizadas nos bairros do Perpétuo Socorro, Taíra, Cereja e na Vila do Bonifácio.

A visita de uma equipe do IFPA movimentou a comunidade da Vila do Bonifácio, em Bragança, na noite do último sábado (21). Um telescópio foi montado na rua, para permitir a observação da lua e de planetas, aguçando a curiosidade e a imaginação dos moradores da vila.

A ação foi organizada pelo professor Fábio Moura, que coordena o projeto de extensão e atua também no “Desvendando o Céu”, que leva conversas sobre astronomia e física para escolas públicas da região. Fábio esteve na Vila do Bonifácio em julho, ministrando uma palestra sobre astronomia para as meninas que participam do “Ciência é praia das meninas”. “No dia 16, quando fizemos a apresentação, estava nublado, e não era possível fazer a observação”, explica o professor. O retorno da equipe à comunidade foi festejado.

Com a noite quase sem nuvens, as meninas da vila puderam observar a lua e suas crateras e também os planetas Vênus, Júpiter e Saturno. O projeto, explica o professor Fábio, desperta o interesse para a astronomia e aproxima a escola e o saber científico da comunidade.

O projeto desenvolvido por alunos e professores de Física do IFPA campus Bragança leva equipamentos de observação astronômica para escolas e bairros de Bragança. Já foram realizadas atividades na Escola Municipal Jorge Ramos, no bairro Perpétuo Socorro, no bairro Taíra e na Praça do Maricotinha, no Cereja, além da Vila do Bonifácio.

Contemplado no edital 2021 do ProExtensão, o “Itinerários Formativos de Astronomia e a Inclusão Social” conta com a participação de dois bolsistas, alunos de Física.