Saúde e prevenção de violação dos direitos da criança e adolescente são os temas do dia do Ciência é Praia das Meninas

• Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 12h10
  • Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 17h16

O projeto Ciência é Praia das Meninas, contemplado na chamada institucional #Meninas na Ciência (edital 01/2021 da PROPPG/IFPA), abriu espaço para um debate importante com as jovens moradoras da Vila do Bonifácio, em Bragança (PA): o tema do encontro desta sexta (13) foi a saúde feminina e a prevenção de violação dos direitos da criança e adolescente.

A conversa foi conduzida pelas profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Bragança e convidadas.

O papo teve a participação da psicopedagoga Caroline Sousa, da assistente social do Creas Leiliane Aguiar, da enfermeira da UBS local Samile Pinho e da agente de saúde da vila Marileide Fernandes, além da coordenadora do projeto Saúde na Escola de Bragança, apoiadora do projeto, Josi Sousa.

Outro tema que atraiu a atenção das meninas foi a prevenção da ISTs e a vacinação.

Gratuitos, os encontros na vila favorecem a aproximação entre as comunidades e as atividades do IFPA e promovem o engajamento de meninas em projetos de pesquisa e no fazer científico. Também são tratadas questões importantes para as meninas da vila. O grupo que participa do projeto tem entre 11 e 16 anos.

Quer saber mais sobre o Ciência é praia das Meninas?
Desenvolvido por estudantes do IFPA campus Bragança vinculadas ao Laboratório e Coleção Didática de Zoologia (LCDZool), o "Ciência é praia das meninas" leva para as comunidades pesqueiras da região atividades para estimular a participação de meninas na pesquisa e no fazer científico. As ações contam com uma rede de colaboradores do município. Para conhecer mais atividades do IFPA campus Bragança, acesse braganca.ifpa.edu.br.

Matérias relacionadas
Tem projeto de Bragança no #Mulheres e Meninas na Ciência
Projeto “Ciência é praia das meninas” inicia atividades na Vila dos Pescadores com apresentação para lideranças da comunidade