Parceria com produtor de Tomé-Açu fortalece pesquisas sobre a pitaia no IFPA campus Bragança

• Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 19h51
  • Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 19h53

O Campo Experimental do IFPA campus Bragança recebeu a doação de mais de 200 mudas de 9 variedades de pitaia. As mudas serão utilizadas em pesquisas sobre a produção da fruta, já desenvolvidas em Bragança (PA) pelo Instituto Federal do Pará.
A doação de mudas é resultado de uma parceria com a empresa Pitayas do Brasil, com sede em Novo Hamburgo (RS) e atividades na região de Tomé-Açu (PA). A professora Edna Brito explica que o objetivo do contato com a empresa é ampliar o acesso a informações sobre o cultivo da pitaia, popularmente conhecida como fruta-dragão. O sabor adocicado e suave e a aparência exótica da fruta, junto com as características nutricionais de sua polpa, têm tornado a pitaia muito popular entre os brasileiros.
No Campus Bragança, são desenvolvidas pesquisas sobre o cultivo da pitaia com a utilização de gliricídias (Gliricidia sepium) para tutoramento. A pitaia é uma planta trepadeira que se utiliza de outras espécies para se fixar e se desenvolver.

Com a doação, o campus passa a desenvolver em Bragança trabalhos com outras variedades da pitaia, como a boreal red, delight, pink, zamorana, roxa paulista, amarela golden israelense, thompson polpa branca, vermelho gigante e nicarágua. Foram fornecidas 24 mudas de cada uma dessas variedades ao campus.
A professora Edna Brito esteve com representantes da Pitayas do Brasil na quarta-feira (4), em Tomé-Açu, para fazer a retirada das mudas que já estão no campus Bragança. O trabalho com as pitaias é desenvolvido pelos alunos dos cursos de agroecologia, agropecuária e gestão ambiental no Campo Experimental do IFPA campus Bragançal, o Quintal Agroecológico.