Pesquisador chinês visita o IFPA campus Bragança para propor parceria
Pesquisador Genfang Zhang propõe intercâmbio técnico entre o IFPA campus Bragança e o Jinhua Institute of Technology

Genfang Zhang, pesquisador da Jinhua Polytechnic, centro instalado no Jinhua Institute of Technology, em Zhejiang, China, visitou o IFPA campus Bragança para propor parcerias de pesquisa sobre o cultivo de ostras e a produção de pérolas. Zhang, que desenvolve na China trabalhos relacionados à produção comercial de pérolas, ministrou palestra para os estudantes de biologia apresentando detalhes sobre a cadeia produtiva das fazendas de ostra, o processo de cultivo das pérolas e o crescente mercado consumidor para o produto, que vai da indústria cosmética e farmacêutica à produção de joias.
Primeira reunião de Genfang Zhang com a gestão do IFPA campus Bragança
A técnica aperfeiçoada pelo pesquisador envolve a produção controlada do molusco e a inseminação de tecido epitelial no interior da ostra hospedeira, para a produção de tipos específicos de pérola, com cor e forma peculiar.
O pesquisador foi recebido pelo professor Cristovam Diniz, coordenador do curso de Biologia do IFPA campus Bragança e do Laboratório de Biologia e Neuroecologia (LBN) do IFPA. Cristovam é quem articula localmente a parceria que poderá possibilitar o intercâmbio técnico para profissionais e estudantes dos dois institutos.
Estudantes de Biologia participam de palestra sobre cultivo de ostras e a produção de pérolas
A palestra aos estudantes, ministrada no dia 30 de novembro, teve tradução simultânea feita por professoras do Instituto Confúcio, ligado à Universidade do Estado do Pará. A atividade foi complementada com uma atividade prática de morfometria dos moluscos em Tracuateua na manhã de sábado (1).
Atividade prática de morfometria de moluscos em Tracuateua
Redes Sociais