Pesquisa com egressos de Agroeocologia quer traçar perfil de formados

• Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 13h44
  • Última atualização em Quinta, 05 de Agosto de 2021, 14h09
Um grupo de pesquisadores docentes e coordenadores de cursos de Agroecologia de universidades e institutos federais iniciou uma pesquisa junto aos egressos dos cursos de agroecologia no Brasil.
O levantamento, que conta com o apoio da coordenação do curso de Agroecologia do IFPA campus Bragança, vai ajudar a traçar um perfil dos profissionais formados nos cursos de bacharelado e de tecnologia em Agroecologia disponíveis no País. O objetivo é identificar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e entender a inserção destes egressos no mundo do trabalho.
O resultado da pesquisa deve subsidiar o projeto de lei que trata do reconhecimento da profissão de agroecólogo, uma demanda antiga da categoria que pode ajudar a abrir caminho para o fortalecimento da atuação profissional da agroecologia. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), principal entidade do setor. O formulário pode ser acessado no link:
São convidadas a participar todas as pessoas formadas em cursos de bacharelado e tecnologia em Agroecologia no Brasil. As respostas podem ser registradas até 15 de agosto de 2021.

Agroecologia em Bragança
O IFPA campus Bragança oferta o curso tecnológico de Agroecologia regularmente. Em 2019, o curso em Bragança (PA) foi reconhecido como o melhor do Brasil pelo Ministério da Educação ao conquistar uma nota 5, o conceito máximo na avaliação do MEC. A nota se refere ao Conceito do Curso (CC), que integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC), ao lado do Conceito Parcial do Curso (CPC) e do Índice Geral dos Cursos (IGC).
O índice mede a qualidade dos cursos de nível superior ofertados em todo o país, tanto em instituições públicas quanto privadas. A conceito de curso 5 foi conquistado por apenas dois cursos de Agroecologia no Brasil, entre os 47 avaliados em 2019.
A nota 5 significa que o curso de Tecnologia em Agroecologia ofertado pelo IFPA em Bragança, nordeste do Pará, alcançou o mais alto padrão de qualidade entre as instituições de ensino do país, equiparado aos melhores do Brasil. Para critério de comparação, dos cursos de nível superior avaliados em 2018, apenas 1,7% obtiveram a nota máxima.