IFPA campus Bragança promove colação de grau extemporânea pela internet

Cerimônia de outorga é a segunda realizada no Campus Bragança em formato virtual, com a participação remota de formandos e convidados

• Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 17h07
  • Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 17h19

O IFPA campus Bragança celebrou, nesta quarta-feira (2), sua segunda cerimônia virtual de Colação de Grau. O evento, realizado pela plataforma Google Meet, reuniu formandos, convidados e professores, reproduzindo pela internet o momento que marca a formatura de novos profissionais tecnológos pelo Instituto Federal do Pará.

A cerimônia desta quarta foi uma outorga de grau extemporânea, solicitada por dois estudantes, agora profissionais da Agroecologia, turma 2017: Iury Silva de Castro e Naiara Antônia Nunes Vinhas.

Os dois, aprovados em um programa de mestrado com bolsa do CNPQ no Rio Grande do Sul, tiveram o pedido de colação extemporânea deferido em razão dos prazos para apresentação de documentos no novo curso. Os outros concluíntes da turma 2017 e os concluintes de outros cursos terão a outorga grau em cerimônia oficial agendada para o dia 24 de junho.

A cerimônia de outorga de grau extemporânea foi conduzida pelos diretores Maurício Martins Quadros, diretor geral em exercício do IFPA campus Bragança, e Josalídia Reis, diretora de Ensino. E contou com a participação cheia de orgulho da professora Vanessa Frazão, coordenadora do curso de Agroecologia. A cerimônia foi organizada pela Comissão Permanente de Colação de Grau do IFPA campus Bragança e teve a participação de professores dos cursos e servidores, como convidados.

A participação de convidados em colação de grau extemporânea foi uma novidade no rito, já que cerimônias desse tipo são realizadas nas secretarias, sem a presença de familiares ou amigos dos formandos.

A cerimônia virtual foi a segunda realizada em plataformas virtuais desde o início da pandemia de covid-19. A primeira foi realizada no dia 18 de setembro de 2020 e pode ser revista no link https://youtu.be/mL13XsGpyck.