Projeto “Ciência é praia das meninas” inicia atividades na Vila dos Pescadores com apresentação para lideranças da comunidade

Saiba mais sobre as primeira atividades do projeto

• Publicado: Terça, 25 de Mai de 2021, 17h49
  • Última atualização em Quarta, 26 de Mai de 2021, 21h58

O projeto de extensão “Ciência é praia das meninas”, contemplado na chamada institucional 01/2021 da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPG) do IFPA, fez sua primeira atividade junto à comunidade da Vila dos Pescadores, em Ajuruteua, Bragança (PA), no dia 19 de maio.

A primeira reunião na vila serviu para apresentar a iniciativa a representantes da comunidade e das escolas instaladas na região. Em razão das medidas de segurança sanitária necessárias no período da pandemia de covid-19, a atividade teve número limitado de participantes e foi realizada em local aberto, no hall da escola Domingos de Sousa Melo.

O professor doutor Cleidson Paiva Gomes, que orienta o projeto, fez a abertura da primeira reunião, apresentando os objetivos gerais das atividades e suas etapas de realização.

Participaram da primeira reunião as professoras Lígia Ribeiro e Josiana Paixão, diretora e vice-diretora da EMEIF Domingos de Sousa Melo, a secretária escolar Zulmira Pereira, e as lideranças comunitárias da vila, representadas por Manoel Ramos, Elizete, Helder e Eliete Lima, que também é funcionária da escola.

Os representantes da comunidade fizeram proposições de temas para o projeto, que foram acolhidos pela equipe e serão inseridos na programação. Entre eles, informações sobre o plantio de coqueiros, o debate sobre o lixo que é descartado no manguezal e sobre a saúde na praia. Outro ponto levantado pelas lideranças foi a necessidade de incentivar as estudantes da vila a utilizar a internet para a participação de cursos, palestras e outras atividades, fazendo uso dos equipamentos que estão disponíveis na própria comunidade.

O “Ciência é praia das meninas” é vinculado ao Laboratório e Coleção de Zoologia (LCDZool) do IFPA campus Bragança e foi incluído na lista de 18 iniciativas que receberão recursos em forma de bolsas de pesquisa, dentro da campanha #Mulheres e Meninas na Ciência, que estimula a formação de pesquisadoras. Participam do projeto as alunas Ana Clara Santos, Laiane Silva e Odyelle Silva.