Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA campus Bragança recebe visita de representantes da Fapespa

Comissão vistoria obras de instalação do Centro de Piscicultura, que avança para etapa final de execução. 

  • Publicado: Quinta, 06 de Mai de 2021, 09h26
  • Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 14h03
  • Acessos: 1082
imagem sem descrição.

As obras do Centro de Piscicultura (Cepis) do IFPA, em Bragança, passaram por uma vistoria técnica na manhã desta terça-feira (4). Uma comissão da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), uma das entidades que financiam o projeto, avaliou o andamento das atividades. Além da Fapespa, o Cepis conta com recursos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET) e contrapartida do Instituto Federal do Pará.

Criado para fortalecer a cadeia da piscicultura e da aquicultura na região de Bragança, o Cepis do IFPA desenvolve pesquisas sobre o melhoramento genético e a criação de tecnologias de reprodução e manejo de espécies como surubim, piau, pirarucu e tambaqui. Atualmente, já são desenvolvidas pesquisas com o tambaqui e o pirarucu. 

No IFPA campus Bragança, o centro integra os espaços dos laboratórios de Biologia Molecular e Neuroecologia (LBN), de Biologia Aquática e a Estação de Aquicultura. 

Diretora técnica da Fapespa, Magda Ballout explica que o objetivo da visita a Bragança é verificar o andamento do projeto durante sua execução. O convênio nº 3/2017 inclui a instalação de tanques escavados, a aquisição de equipamentos para pesquisa genética e a construção de um prédio de laboratórios e salas de aula. 

“O aporte de recursos na pesquisa nesta área, da piscicultura, é estratégico. É um setor produtivo importante para a região, que vai fomentar e melhorar a produção dos pequenos produtores”, explica Magda Ballout, que representou o professor Carlos Maneschy, presidente da Fapespa, no encontro com os diretores do campus, Maurício Quadros, Diretor Administrativo, e Danilo Cunha, diretor geral do IFPA campus Bragança. Também participaram do momento de vistoria a coordenadora de Projetos da Fapespa, Janielba Contente, e o engenheiro Alemar Dias, fiscal do projeto do Cepis. 

O convênio entre IFPA e Fapespa recebeu em 2020 o 3º aporte de recursos, no valor de R$ 229.750,00. O valor total destinado pelo órgão é de R$ 1,14 milhão. O prazo de execução da obra em Bragança vai até dezembro de 2022. 

O Centro de Piscicultura instalado em Bragança favorecerá a geração de conhecimento, a transferência de tecnologias, a formação de pesquisadores e a qualificação de produtores locais e seus empreendimentos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->