Alunos de Agroecologia 2017 são aprovados em programa de mestrado com bolsa do CNPQ no Rio Grande do Sul

Concluintes do IFPA campus Bragança serão contemplados com auxílio financeiro para curso de mestrado sobre Ambiente e Desenvolvimento

• Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 19h29
  • Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 20h10

Dois estudantes da turma 2017 de Agroecologia do IFPA campus Bragança foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari, campus Lajeado (RS).

Iury Silva de Castro e Naiara Antônia Nunes Vinhas, concluintes da graduação tecnológica em Agroecologia, contarão com auxílio de bolsa para cursar o mestrado, que terá como foco a pesquisa sobre a acarofauna (acari), associada a famílias botânicas do bioma Pampa, do Rio Grande do Sul.

A professora Edna Brito explica que a pesquisa sobre a acarofauna é relevante por ter ligação direta com a fruticultura, de forma associada com cultivos como o do morango e da maçã na região Sul. “Se pesquisa em laboratório os ácaros pragas e os ácaros predadores para controlar ou eliminar os ácaros pragas, que prejudicam produção”, explica Edna. A aprovação dos dois alunos de Bragança no mestrado ocorre na mesma semana das defesas de TCC dos dois. “É uma conquista pro campus e uma conquista pro curso a aprovação de dois alunos que estão saindo da graduação e poderão dar continuidade aos seus estudos no mestrado”, diz a professora Edna.

As aulas do programa começam no dia 8 de maio.