IFPA campus Bragança sedia a 17ª edição do FLISoL. Veja como foi!

• Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 11h04
  • Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 11h33

Maior evento da América Latina sobre a utilização de softwares livres, o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) teve mais uma edição on-line realizada no dia 24 de abril.

Veja como foi:

Criado em 2005, o evento reúne profissionais, pesquisadores e estudantes de diversos centros de pesquisa da América Latina para debater e promover a utilização de software livre. A edição paraense do festival contou com o apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Ananindeua e Paragominas.

A edição Bragança, realizada presencialmente no auditório do campus nos anos anteriores, foi realizada virtualmente pela plataforma de reuniões Jitsi Meet, com transmissão simultânea e aberta pelo Facebook do Campus Bragança (facebook.com/ifpa.braganca) e apoio da ParáLivre.

Entre os temas tratados estão a utilização do framework Flutter para o desenvolvimento de aplicações mobile, o avanço da chamada Internet das Coisas (IoT), a linguagem de programação Égua, desenvolvida em Belém.

Inscrições e mais informações no site oficial do evento, em paralivre.org/flbr ou flisol.info/FLISOL2021

Programação (24/04/2021):

8h30 – Inscrições e credenciamento no site

8h50 - Abertura

8h00 – Palestra - “Flutter: do Mobile ao Desktop”

Palestrante – Felipe Dias Casseb  (Estudante de Sistemas de Informação  - FAP)
O Flutter, um framework desenvolvido pelo Google na linguagem Dart, permite o desenvolvimento de aplicações nativas tanto para Android, IOS, Web e Desktop a partir da composição de widgets. Ao tornar o Linux a plataforma que suporta oficialmente os aplicativos Flutter, a Canonical dá aos desenvolvedores a oportunidade de apresentar seus projetos a milhões de usuários Linux e expandir o número de projetos de qualidade disponíveis para esses usuários.

9h50 – Palestra – Internet das Coisas

Palestrante – Ivanilson França Vieira Junior (Professor – IFRN)
IoT ou Internet of Troços é o que há de mais moderno desde a invenção do refrigerante de cola gaseificado artificialmente, mas será tão bom quanto? Como podemos surfar nesta onda usando software livre? Software Livre e IoT combinam?

10h40 - Palestra - Linguagem Égua - A evolução da programação simples e em português.

Palestrante - Lucas Pompeu Neves (Estudante de Engenharia da Computação – UFPa Belém)
Linguagem Égua, uma linguagem de programação totalmente em português, simples, moderna e gratuita, criada por um estudante de Engenharia da Computação de Belém do Pará com o propósito de acabar com todas as barreiras de entrada na programação, oferecendo uma linguagem em português, baseada na web e dispensando qualquer tipo de instalação, contendo paradigma de orientação a objetos e garantindo-se como uma linguagem de entrada que auxiliará também no processo de aprendizado de outras linguagens mais modernas como C#, JavaScript e Python.

11h30 – Palestra – Software livre e suas aplicações.

Palestrante – Gracielly Cardoso (coordenadora de TI do IFPA campus Bragança)
A palestra vai discutir as tendências do uso de software livres e tecnológicas acessíveis aplicadas em diversas áreas.

12:10– Encerramento das atividades