Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mudas cultivadas no EcoEspaço são doadas para agricultores familiares de Bragança

Trezentas unidades de espécies nativas foram entregues à Comissão da Feira da Agricultura Familiar de Bragança no sábado (17) 

  • Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 19h27
  • Última atualização em Terça, 04 de Mai de 2021, 16h30
  • Acessos: 911
imagem sem descrição.

O EcoEspaço do IFPA campus Bragança fez a doação de 300 mudas de espécies nativas para agricultores familiares da região. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Água e à Semana da Árvore Amazônica, celebrados em março.

As mudas foram entregues à Comissão da Feira da Agricultura Familiar de Bragança no sábado (17) e distribuídas pela comissão, no mesmo dia, a 30 produtores rurais que participam da Feira da Agricultura Familiar, organizada aos sábados. 

A ação, segundo o professor Roberto Senna, atende a um duplo propósito: o de incentivar o plantio de espécies nativas nas propriedades rurais da região e o de dar continuidade às ações permanentes do EcoEspaço, que foram reduzidas no campus em razão das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19. 

Ainda segundo o professor Roberto, as mudas doadas estavam passando do tempo de serem plantadas, por isso a necessidade de fazer a entrega. “Nós fizemos este contato com a comissão e repassamos as mudas para que eles fizessem a distribuição entre os próprios produtores. Justamente para que não perdêssemos essa quantidade de mudas”, explica o professor. 

 

Toda a operação de retirada das mudas do campus e de entrega à Comissão da Feira da Agricultura Familiar foi realizada seguindo protocolos sanitários com a utilização de EPIs e sem a participação de estudantes. 

Foram doadas mudas de andiroba, jambeiro, magno, ipê roxo, bacupari e araçá-boi. Parte das mudas foi produzidas por alunos das turmas de 2017 e 2018 de Gestão Ambiental durante a disciplina de Biodiversidade Flora, antes da pandemia. 

O EcoEspaço Dr. Edgar de Souza Cordeiro é uma área destinada a atividades de educação ambiental dentro do Campus Bragança, que abriga também um viveiro de mudas de espécies nativas da região, entre outros experimentos. O espaço produz e distribui regularmente centenas de mudas a prefeituras e organizações, contribuindo com ações de reflorestamento, arborização urbana e de conscientização sobre a preservação das florestas. Além de integrar as ações do curso de Gestão Ambiental e da Comissão de Meio Ambiente do campus. 



registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->