Alunos da turma 2017 de Aquicultura visitam a fazenda Bom Sucesso, em Viseu, para atividades práticas

Empreendimento de piscicultura no nordeste do Pará foi o primeiro da região a obter o licenciamento ambiental para a atividade

• Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 11h40
  • Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h59

Alunos da turma 2017 do curso subsequente de Aquicultura do IFPA campus Bragança tiveram a oportunidade de colocar em prática, durante uma visita de três dias à fazenda Bom Sucesso, em Viseu, o conteúdo discutido em sala de aula.

A propriedade rural, no nordeste do Pará, foi a primeira da região a obter o licenciamento ambiental para desenvolver a piscicultura comercialmente, em 2016, e atua no mercado de pescado desde 2007. O foco das ações em piscicultura está na criação intensiva em tanques-rede, tendo o tambaqui (Colossoma macropomum), espécie nativa da bacia amazônica, como carro-chefe.

A Bom Sucesso, propriedade do empresário Daniel Belezzi, abriu as portas para as atividades das disciplinas Extensão Pesqueira, ministrada pelo professor Josinaldo Reis, o tio Bill, e Topografia e Construções Aquícolas, do professor Cássio Flexa, entre os dias 23 e 25 de junho. Os alunos do IFPA campus Bragança puderam acompanhar várias das etapas de produção, relacionar e aprimorar conteúdos teóricos vistos em sala de aula, além de fazer reflexões sobre a função social do técnico em aquicultura, diante do crescimento constante da demanda por pescado.

A fazenda Bom Sucesso concentra sua produção de tambaquis em 19 viveiros escavados, o que totaliza aproximadamente 9 hectares de lamina d´água. A propriedade fica na comunidade de Sapucaia, em Viseu, a 50 km do centro de Santa Luzia do Pará. Atualmente, tem a pecuária bovina de corte e a piscicultura como atividades produtivas.

(Texto produzido com informações da turma Aquicultura 2017)