Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Bragança recebe sequenciador de DNA/RNA de nova geração

• Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h48
  • Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h58
  • Acessos: 431
imagem sem descrição.

O Laboratório de Biologia Molecular e Neuroecologia (LBN) do IFPA campus Bragança dá mais um passo importante para a sua consolidação como polo de pesquisa científica de ponta e inovação no Pará. Foram entregues na terça-feira (19) o sequenciador de DNA/RNA de nova geração Ion GeneStudio S5 e o preparador de bibliotecas automatizado Ion Chef, da Thermofisher Scientific, adquiridos com recursos de um convênio firmado entre o Instituto Federal do Pará, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET).

O convênio tem como objetivo a criação do Centro de Aquicultura do IFPA campus Bragança, em fase de implantação. No projeto, o sequenciador servirá para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas na área da piscicultura, possibilitando o melhoramento genético de espécies da região, a produção de marcadores genéticos e a caracterização de matrizes, explica o professor doutor Mauro Melo, um dos coordenadores do LBN.

O equipamento também aumenta a capacidade instalada de sequenciamento na região Bragantina e abre caminho para a construção de parcerias com outras instituições de pesquisa, possibilitando um salto de qualidade nas publicações de pesquisadores da região, em pesquisa e inovação voltada aos arranjos produtivos locais. “A chegada do sequenciador fortalece o vínculo entre as instituições e deixa mais robusta essa relação entre a UFPA e IFPA em Bragança”, diz Mauro Melo.

Outra possibilidade é a oferta, pelo laboratório, de serviços externos de sequenciamento, com a possibilidade de obtenção de recursos próprios para o custeio de pesquisas no campus.

O Ion GeneStudio S5 é um equipamento com tecnologia de sequenciamento NGS (“next generation sequence”, ou sequenciamento de nova geração), que permite a produção de dados genômicos em larga escala e tempo reduzido. O sistema automatiza processos e acelera a obtenção de resultados de sequenciamento de DNA, com uma ampla aplicação.

“Conseguimos, depois de um certo esforço, dar mais um passo. Agradecemos a Fapespa pelo apoio e disponibilizamos à comunidade científica o uso do equipamento de natureza multiusuário”, diz o professor Cristovam Diniz, coordenador do curso de Biologia do IFPA campus Bragança e do Laboratório de Biologia e Neuroecologia (LBN) do IFPA. “Com a adição destes inauguramos o aumento da capacidade de sequenciamento presente na região Bragantina e possibilitamos um salto de qualidade nas publicações”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página