Projetos de alunos do Campus Bragança são premiados no Integra 2018

• Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 17h02
  • Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h58

Dois trabalhos desenvolvidos por estudantes do IFPA campus Bragança foram premiados no Integra 2018, evento que reuniu a produção em Pesquisa, Ensino e Extensão dos campi do IFPA. O evento, realizado em Abaetetuba entre 5 e 8 de junho, recebeu uma numerosa delegação do Campus Bragança, entre professores, alunos do ensino técnico e do ensino superior. Juntos, eles apresentaram trabalhos em forma de pôster e comunicação oral.

O trabalho de pesquisa “Saberes etnomatemáticos, etnofísicos e etnoquímicos envolvidos no processo de produção da cerâmica caeteuara de Bragança-PA: Uma análise interdisciplinar a partir dos etnosaberes”, do aluno Samuel Antonio Silva do Rosário, do curso de Física 2017, foi premiado na modalidade pôster, onde se classificou entre os três melhores.

Orientada pelo professor Sérgio Ricardo Cardoso e vinculada ao grupo Ethos (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social), a pesquisa abordou a produção de cerâmica da vila Que Era, zona rural de Bragança.

“A intenção do trabalho é estabelecer diálogos entre os saberes etnomatemáticos, etnofísicos e etnoquímicos e os conhecimentos científicos oriundos da matemática, da física e da química. A ideia é gerar abordagens nessas disciplinas mais próximas à realidade da região”, explica Samuel. Na Vila Que Era, a pesquisa observou e registrou todos os processos da fabricação de cerâmica, desde a obtenção da argila até a confecção do produto final. O trabalho foi contemplado pelos editais 01/2017 e 01/2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológicas e Inovação (PIBICTI) do IFPA campus Bragança, e segue em desenvolvimento.

Agroecologia

Listado entre os três melhores na categoria Extensão, modalidade comunicação oral, o trabalho apresentado pelo aluno de Agroecologia 2015 Dmitre Leonardo Ferreira de Azevedo também ganhou destaque no Integra 2018.

O trabalho “Disseminação de técnicas de produção agroecológicas em propriedades de agricultura familiar no município de Bragança”, cujos resultados foram apresentados no evento, foi orientado pelo professor doutor Renan Bernardi. O projeto, que ainda está em plena atividade, é vinculado ao grupo de pesquisa Epis (Ensino, Pesquisa em Insumos Sustentáveis) e foi fomentado pelo edital 01/2017 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEx) do IFPA campus Bragança.

“Inicialmente o propósito era disseminar algumas técnicas de cunho agroecológico entre os produtores da região, com o objetivo de melhorar a produção. No decorrer do trabalho, tivemos algumas demandas por parte dos produtores, o que fez com que tivéssemos que ampliar o nosso objetivo”, explica Dmitre. “Fomos para a prática junto ao produtor, na comunidade do Atoleiro, na Estrada do Tatu/Ferreira, fazer o levantamento e propor intervenções”.

Na troca de conhecimento entre pesquisador e agricultores proporcionada pelo projeto foram abordadas técnicas de melhoramento de propriedades físicas e químicas do solo através da compostagem, correção de solos, produção de biofertilizantes, biodefensivos e rotação de culturas. A ideia agora, explica Dmitre, é ampliar o trabalho para alcançar outras comunidades de Bragança e região.

Leia a lista completa dos trabalhos vencedores e mais notícias sobre o Integra 2018 no hotsite do evento, em integra.ifpa.edu.br.