Turma de Eventos 2018 visita a Feira do Empreendedor e o parque do Utinga

• Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 09h43
  • Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h58

Alunos do curso técnico subsequente em Eventos do IFPA campus Bragança participaram, no dia 18 de maio, da programação da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae no Hangar, em Belém. O evento reuniu empresários e empreendedores da região, interessados em abrir ou expandir seus negócios.

Os estudantes de Bragança puderam circular pelos estandes e interagir com gestores sobre seus produtos e ideias, além de acompanhar uma parte da ampla programação de capacitação e debates. À tarde, assistiram à palestra sobre “Empreendedorismo e Economia Criativa” ministrada pela socióloga Nathália Raggi, gerente de comunidade da plataforma de compra e venda de peças de artesanato Elo7, que conecta clientes a mais de 80 mil artesãos espalhados pelo País.

Nathália enfatizou o novo momento da economia formal, que valoriza o capital humano e as ideias, que ela caracteriza como a “era dos criativos”. “Falar de economia criativa é falar sobre os setores que usam ativos intangíveis, como a criatividade, o talento, as ideias, a inspiração, para gerar valor econômico”, explicou Nathália.

Os professores Abel Pojo, Mary Dias, Gisele Carvalho e a coordenadora do curso de Eventos do IFPA campus Bragança, professora Kátia Costa, acompanharam a palestra.

Visita ao Parque Estadual do Utinga incluiu trilha guiada

Pela manhã, a turma de Eventos 2018 do IFPA campus Bragança visitou o Parque Estadual do Utinga (Peut) para conhecer o modelo de turismo ecológico que o parque ajuda a difundir na região. Na visita, foram recebidos pela turismóloga Letícia Freitas, profissional responsável pelo uso público e atividades de turismo nas áreas de proteção administradas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), como é o caso do Peut.

O Parque do Utinga recebe em média 500 visitantes por dia (e até 10 vezes mais aos finais de semana) para atividades de esporte e lazer que incluem trilhas pela mata, passeios de bicicleta e esportes radicais como o rapel, o boia-cross, o stand-up paddle e a canoagem.

Além de conhecer os espaços de acolhimento para visitantes, recém-inaugurados, os alunos do Campus Bragança foram convidados a percorrer a trilha autoguiada do Patauá - uma das mais populares do parque. No Patauá, os alunos foram apresentados a diversas espécies da flora local, como a palmeira que dá nome à trilha, e puderam conhecer na prática uma atividade de ecoturismo que conjuga a preservação e a valorização do ambiente.

Das duas atividades, os alunos do curso de eventos deverão extrair informações para elaborar relatórios, que servirão como parte multidisciplinar da avaliação.

Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pelo IFPA campus Bragança, acesse braganca.ifpa.edu.br/cursos