Professores do IFPA campus Bragança participam de formação sobre Educação do Campo

• Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 12h13
  • Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 12h14

Docentes do IFPA campus Bragança que ministrarão aulas no novo curso de Licenciatura em Educação do Campo participaram, nesta terça-feira (29), de um momento de formação para aprender e compartilhar experiências sobre o ensino voltado para as comunidades campesinas.

O novo curso, que iniciará suas atividades em junho com uma turma de 40 alunos, formará professores para atuar nas escolas do campo, atendendo as especificidades dessa modalidade de ensino. O processo seletivo, que chega à sua fase final esta semana, recebeu mais de 300 inscrições de moradores de áreas rurais de Bragança e região. Acompanhe o processo seletivo aqui.

O IFPA faz parte da história da Educação do Campo no Brasil porque iniciou a formação de professores para o campo em 2009, explica a coordenadora do curso, professora Edileuza Pilletti. “A nossa instituição chegou a responder por mais de 60% da formação de professores de Educação do Campo no País. Temos expertise nesse tipo de formação. Fico muito feliz que a gente tenha agora uma formação regular em Educação do Campo aqui em Bragança”, explica Edileuza Pilletti.

Pela manhã, o professor Emerson Campos fez um panorama sobre a situação da educação em áreas rurais, apresentando dados sobre analfabetismo e acesso à educação básica e ao ensino médio. Também abordou questões sobre a precariedade e a falta de professores qualificados para a atuação no campo, bem como a necessidade de adequação do ensino à realidade experimentada pelos alunos, com uma organização curricular diferenciada, a flexibilização do calendário escolar e a ampliação dos espaços de aprendizagem, que não devem se limitar apenas à sala de aula mas se aproximar também dos espaços de produção, da família e dos demais espaços de convívio social.

As aulas do novo curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA campus Bragança estão programadas para começar no dia 4 de junho de 2018.