Fórum define distribuição de auxílios da Assistência Estudantil em 2018

Edital para auxílio transporte, alimentação e moradia está previsto para a segunda quinzena de março

• Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 12h44
  • Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 14h05

Trinta e nove estudantes participaram do fórum anual da Assistência Estudantil, realizado nesta terça-feira (19) no auditório do IFPA campus Bragança. No encontro, foram definidos os valores e a forma de execução da política de assistência para 2018.

Criado para atender prioritariamente estudantes em situação de vulnerabilidade social, o programa de Assistência Estudantil tem a finalidade de promover o acesso, a permanência e o êxito do aluno em seu percurso acadêmico.

Para o campus Bragança, serão destinados no próximo ano R$ 750.439,70 em bolsas. A distribuição desses valores e o número de beneficiados foram definidos em votação pelos estudantes.

Estão previstos para o próximo ano a distribuição de 350 auxílios para alimentação, 250 para transporte e 30 para moradia. O orçamento também prevê a distribuição de 48 auxílios de apoio pedagógico para participação em evento esportivo (JIFs) e o custeio de duas bolsas de pesquisa e duas de extensão no valor de R$ 400 cada. A distribuição dos recursos para 2018 também garante auxílio creche, que beneficiará até 5 estudantes, e o auxílio saúde, no valor total de R$ 3 mil.

Segundo a coordenação da Assistência Estudantil do campus Bragança, o edital de inscrição para auxílio transporte, alimentação e moradia, primeira parte da execução de 2018, tem previsão de lançamento para a segunda quinzena de março. “A participação dos alunos no Fórum foi muito pequena. A gente esperava um número bem maior de estudantes, haja vista que esse é um dos momentos mais importantes para a Assistência Estudantil, pois legitima a execução do orçamento para o próximo ano”, diz Danielly Lopes, coordenadora da Assistência Estudantil no campus Bragança.

Os recursos destinados à assistência estudantil vêm da matriz definida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).